Eu sei é uma das músicas da Legião que nos passa uma história muito interessante, do inicio ao fim, deixando uma moral em suas entrelinhas.
Apresentada no "Que País É Esse", "Eu Sei" conta a história de um casal, do modo de vista do parceiro (na primeira pessoa), e com o decorrer da música entendemos a trama, segue-se a letra e interpretação:

Sexo verbal
Não faz meu estilo
Palavras são errosE os erros são seus...

Aqui vemos que Renato reforça bastante as palavras. Começa com "sexo verbal", que seria o ato de  fazer sexo, com palavras, e ai ele diz que tal ato, não faz parte de seu estilo, e diz o porquê: explica que palavras são erros, e que os erros (de tais palavras) são da outra pessoa, a parceira.

Não quero lembrar
Que eu erro também
Um dia pretendo
Tentar descobrir
Porque é mais forte
Quem sabe mentir
Não quero lembrar
Que eu minto também...
Eu sei! Eu sei!...


Aqui, Renato explica que também erra, e diz que pretende tentar descobrir o porquê das pessoas mentirem serem fortes, mas ai ele deixa algo que será explicado nas próximas linhas: Renato errou em confiar, e mentiu pra si mesmo, quando descobriu o que acontecia. Então, Renato diz as palavras que explicam o título: ele sabe de algo.

Feche a porta do seu quarto
Porque se toca o telefone
Pode ser alguém
Com quem você quer falar
Por horas e horas e horas...

Aqui, é explicado a causa do sexo verbal: Ela, traia ele, com outra pessoa. Fazia sexo com outro por telefone, e então, ele descobre porque ela não fechou a porta do quarto, é quando ele mente pra si mesmo, pois finge que não sabe, e usa da ironia para continuar tudo na mesma, para continuar o relacionamento de ambos, mas deixa claro que quando a porta é fechada, e o telefone toca, é o "alguém" que ela tanto espera falar por horas e horas, o outro.

A noite acabou
Talvez tenhamos
Que fugir sem você
Mas não, não vá agora
Quero honras e promessas
Lembranças e histórias...

Aqui, ela é quem fala pra ele. Ela diz que a noite acabou e ela fugirá sem ele, e então, ele responde e diz que não quer que ela vá agora, que ela fique, para lhe mostrar honras, promessas, lembranças e histórias.

Renato então, lança a parte mais interessante da música, e a mais poética:

Somos pássaro novo
Longe do ninho
Eu sei! Eu sei!...

Esses pequenos versos mostram toda a situação dele: Eles são "pássaro novo", longe do ninho. Ou seja, são desprotegidos como os pássaros longe de seus abrigos, são indefesos.



A música fala sobre a traição cometida por ela pra ele.
Ela fazia sexo por telefone com outro, e não se preocupava com o que ele pensava ou sentia. Ele sabia o tempo todo, mas fingia não saber. Mentia para si, fingindo não saber, e errava também, por não tomar a atitude correta diante de tal ato.

Interpretado e analisado por: Eduardo Rezende



15 comentários to "Interpretação: Eu Sei"

  • E eu achava que entendia!
    Dessa vez preciso te aplaudir muito, Eduardo. Muito, muito bom! Eu conseguia enxergar essa música, mas não a contextualizava assim, tão bem quanto você.
    Agora, toda vez que eu ouvir "Eu sei", vou lembrar do que você escreveu.

  • Ja que foi falado eu vim ver, muito bom mesmo, parabens.

    Ps: nao pense que eu nao entendi o que voce disse de "A Montanha Mágica", só achei que nao estava bom.

  • Agradeço Tha, pelo comentário e carinho com o blog.
    Quanto à você Guilherme, fico feliz que tenha gostado da interpretação e acho que toda a crítica é bem vinda para o crescimento, meu e do meu blog. Obrigado aos dois.

  • Li no blog da Thamirys Pereira a sua excelente interpretação. E para a minha ALEGRIA, descobri esse blog MARAVILHOSO. Parabens Eduardo Rezende, com a sua interpretação e principalemtente as suas analises. Vcs estão em meu "favoritos"! Abs Andrea

  • Fico realmente feliz de ver a valorização dos meus esforços e trabalhos! Muito obrigado, seja sempre bem vinda!!

  • A postagem é antiga mas fica o elogio "Ótimo trabalho Eduardo!".

  • Parabéns Eduardo, bela interpretação.
    Quem diria, uma traição...

  • ADOREI!!! Continue postando por favor!!!

  • Cara, excelente trabalho, sensacional. Também não tinha visto dessa forma. Muito bom mesmo.

  • Ouvia "Eu Sei" e nao conseguia ligar os versos achava que era uma cancao que pretebdia deixar uma mensagem. Ma s agora vejo que essa interpretacao e a mais correta. Parabens....

  • Fantástico!

  • Carambaaa... Melhor interpretação!! Eu tinha muita vontade de entender essa letra, mas tal interpretação nunca passou pela minha cabeça. Parabéns e obrigada por compartilhar.

  • Parabéns! Bom trabalho! Adoro ler interpretações de letras consagradas e posso dizer que sua interpretação é digna.

  • Muito bom :)

  • Oi parabéns pela interpretação! Não tinha considerado uma traição, mas cabe bem nesse tema. Ouço essa música e amo, mas as frases elas as vezes tem um significado maior... Minha mãe não fala comigo há 12 anos e sofro muito. Quando tenho notícias dela por outras pessoas, sempre surge uma mentira, e as opiniões dela sempre sobressaem às minhas, afinal um filho nunca tem moral diante dos pais, por mais que eles hajam errado. Então nesse cenário a frase "porque é mais forte quem sabe mentir/não quero lembrar que eu minto também" cabe certinho pq ela é sempre mais forte que eu, e para evitar mais frustração, eu aceito receber as mentiras mesmo meu íntimo minha consciência dilacerando por dentro denunciando uma culpa que não tenho mas teimo em assumir para não ser mais ridicularizado pelos outros. Sempre assumo um erro que não cometi.

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!