Eu sei é uma das músicas da Legião que nos passa uma história muito interessante, do inicio ao fim, deixando uma moral em suas entrelinhas.
Apresentada no "Que País É Esse", "Eu Sei" conta a história de um casal, do modo de vista do parceiro (na primeira pessoa), e com o decorrer da música entendemos a trama, segue-se a letra e interpretação:

Sexo verbal
Não faz meu estilo
Palavras são errosE os erros são seus...

Aqui vemos que Renato reforça bastante as palavras. Começa com "sexo verbal", que seria o ato de  fazer sexo, com palavras, e ai ele diz que tal ato, não faz parte de seu estilo, e diz o porquê: explica que palavras são erros, e que os erros (de tais palavras) são da outra pessoa, a parceira.

Não quero lembrar
Que eu erro também
Um dia pretendo
Tentar descobrir
Porque é mais forte
Quem sabe mentir
Não quero lembrar
Que eu minto também...
Eu sei! Eu sei!...


Aqui, Renato explica que também erra, e diz que pretende tentar descobrir o porquê das pessoas mentirem serem fortes, mas ai ele deixa algo que será explicado nas próximas linhas: Renato errou em confiar, e mentiu pra si mesmo, quando descobriu o que acontecia. Então, Renato diz as palavras que explicam o título: ele sabe de algo.

Feche a porta do seu quarto
Porque se toca o telefone
Pode ser alguém
Com quem você quer falar
Por horas e horas e horas...

Aqui, é explicado a causa do sexo verbal: Ela, traia ele, com outra pessoa. Fazia sexo com outro por telefone, e então, ele descobre porque ela não fechou a porta do quarto, é quando ele mente pra si mesmo, pois finge que não sabe, e usa da ironia para continuar tudo na mesma, para continuar o relacionamento de ambos, mas deixa claro que quando a porta é fechada, e o telefone toca, é o "alguém" que ela tanto espera falar por horas e horas, o outro.

A noite acabou
Talvez tenhamos
Que fugir sem você
Mas não, não vá agora
Quero honras e promessas
Lembranças e histórias...

Aqui, ela é quem fala pra ele. Ela diz que a noite acabou e ela fugirá sem ele, e então, ele responde e diz que não quer que ela vá agora, que ela fique, para lhe mostrar honras, promessas, lembranças e histórias.

Renato então, lança a parte mais interessante da música, e a mais poética:

Somos pássaro novo
Longe do ninho
Eu sei! Eu sei!...

Esses pequenos versos mostram toda a situação dele: Eles são "pássaro novo", longe do ninho. Ou seja, são desprotegidos como os pássaros longe de seus abrigos, são indefesos.



A música fala sobre a traição cometida por ela pra ele.
Ela fazia sexo por telefone com outro, e não se preocupava com o que ele pensava ou sentia. Ele sabia o tempo todo, mas fingia não saber. Mentia para si, fingindo não saber, e errava também, por não tomar a atitude correta diante de tal ato.

Interpretado e analisado por: Eduardo Rezende



14 comentários to "Interpretação: Eu Sei"

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!