Escrita por Renato Russo e estando presente como a primeira faixa, do segundo lado, do segundo disco da Legião, Metrópole abre o Lado B de Dois, lançado em 1986, e passa a crítica do importar-se ou não com os outros além da presença dos pensamentos de influência da Mídia (vivido e começando a se manifestar nesses tempos).Segue-se a letra e a análise:

"É sangue mesmo, não é mertiolate"
E todos querem ver
E comentar a novidade.
"É tão emocionante um acidente de verdade"
Estão todos satisfeitos
Com o sucesso do desastre:
Vai passar na televisão
"Por gentileza, aguarde um momento.
Sem carteirinha não tem atendimento -
Carteira de trabalho assinada, sim senhor.
Olha o tumulto: façam fila por favor.
Todos com a documentação.
Quem não tem senha não tem lugar marcado.
Eu sinto muito mas já passa do horário.
Entendo seu problema mas não posso resolver:
É contra o regulamento, está bem aqui, pode ver.
Ordens são ordens.
Em todo caso já temos sua ficha.
Só falta o recibo comprovando residência.
Pra limpar todo esse sangue, chamei a faxineira -
E agora eu vou indo senão perco a novela
E eu não quero ficar na mão

Fazendo a interpretação geral, pois a música não é divida em partes e nem posso dividi-la se não perde sua essência.
Podemos ver a critica à influência da mídia e aos seus influenciados logo de início quando ele diz que é sangue mesmo, e não mertiolate (Mertiolate no tempo da música teria a cor rubra, próxima ao sangue), ou seja, é um acidente verídico o que obviamente, como eles mesmo esperam, vão ver, comentar e admirar a novidade do momento: A tragédia alheia, afinal, é muito emocionante um acidente de verdade (com a ironia presente na própria música, escrita entre aspas como se fossem as falas dos próprios que falam sobre o acidente).
Como é dito, e como é esperado, todos ficam satisfeitos com a novidade da mídia. Todos ficam admirados em saber detalhes, curiosos em saber as causas e consequências, abismados em deparar-se com a novidade, e eufóricos em querer sair e comentar com todos a tragédia. Afinal, quem quer estar por fora de algo que todos sabem? Ainda mais uma tragédia que seria "tão emocionante"? Tudo isso, esses detalhes esperados e as novidades, obviamente serão passadas na televisão, porque é ela quem comanda a massa, e é a massa que comanda o lucro, a mente fechada e claro, as tragédias.
Renato critica o atendimento de hospitais (a presença do sangue), e realmente se levado em conta todos os descasos que se encontram nos corredores e nas próprias recepções, Renato fala por um povo.
Renato diz várias ordens que as/os secretárias/secretários de atendimento dão. Ordens de filas, de organização... e o mais interessante, é que ele finaliza dizendo a resposta que tais atendentes provavelmente deram aos seus pacientes, de que deve-se ter senhas e lugar marcado, que eles entendem o problema, mas (in)felizmente já passou do horário deles, eles então oferecem as regras para serem lidas e é ai que nos damos conta... De que obedecemos ordens, de quem obedece ordens... De que vivemos em uma hierarquia, onde os mais baixos não tem direitos, e que o mesmo direito de acabar de trabalhar logo pra ir ver a novela, é o mesmo direito de ser atendido logo e voltar pra sua casa com saúde e segurança.
Um fato  que julgo de necessidade pra complementar a hierarquia propriamente dita, é o modo com que as atendentes se referem ao: "Chamei a faxineira pra limpar todo esse sangue, e agora eu vou indo se não perco a novela... E eu não quero ficar na mão", é nessa parte também que vemos, que os mais altos dependem dos mais baixos, e não dão o devido valor, NUNCA, à eles.
Renato, Legião, e "Dois", novamente mostrando a verdade que os brasileiros engolem faz anos, e que fará anos e anos, nunca mudará.


Análise e crítica: Eduardo Rezende


8 comentários to "Interpretação: Metrópole"

  • Oi! Há pouco conheci o blog e tenho lido cada analise. Espetacular! Devo aqui parabenizá-lo pelo trabalho e incentivá-lo a continuar. Especificamente falando sobre essa letra, a analise é irretocável. Parabéns :)

  • Metropole é uma das minhas musicas favoritas, se bem todas as musicas da legiao sao minhas favoritas. Em fim, muito boa a sua interpretacao, em geral tambem entendia esta cancao assim.

  • 0 LEGIA0 URBANA NA0 ERRA
    RENAT0 RUSS0 MARCEL0 B0NFA RENAT0 R0CHA DAD0 VILLA L0B0S

  • GRAPHITE MACHINE 2° VERSION É A CONTINUAÇÃO DA MAQUINA DE GRAFITE DESCOBERTA POR CRIPTOANÁLISE O LEGIÃO URBANA PODE ACABAR COM A ÁGUA DO MAR PEGUE 1 CAIXA DE 12,5X5 CM COLE UM PAPEL EM BRANCO SOBRE A CAIXA E PEGUE 2 PAPEIS CORTE EM FORMATO DE CÍRCULO FECHADO E COLE-OS PEGUE 3 PAPEIS CORTE EM FORMATO DE O E COLE-OS,O CÍRCULO E O O TEM QUE SER DA MESMA LARGURA DA CAIXA DE 5 CM
    CONECTE O MOTOR DO DRIVE DE DVD NO CENTRO DE 3 AROS FEITOS DE PAPEL PEGUE AS OUTRAS PONTAS DOS 3 AROS E CONECTE NAS BORDAS DO CÍRCULO PRIMEIRO E DO O,AGORA COLE O MOTOR COM AS ESFERAS DO LADO DA CAIXA E LIGUE O MOTOR PARA GIRAR AS ESFERAS EM SENTIDO HORÁRIO,AGORA PARA FUNCIONAR COM A CANETA RISQUE O PAPEL SOBRE A CAIXA E A TINTA IRAR SE MULTIPLICAR EM MILÉSIMOS DE SEGUNDOS.É UMA MAQUINA DO TEMPO E O CORPO DO TEMPONALTA NÃO SENTE AÇÃO DO TEMPO NENHUMA E O TRANSPORTA PARA O FUTURO.

  • HÁ TEMPOS DISSESTE QUE SE TUA VOZ TIVESSE FORÇA IGUAL JOGO PÓS HUMANO E CRIPTOGRAFIA O LEGIÃO URBANA ESTÁ VALENDO OURO ESTE É UM ALGORITMO DE VELOCIDADE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I. DESCOBERTO POR CRIPTOANÁLISE O LEGIÃO URBANA VAI ACABAR COM A ÁGUA DO MAR.
    O ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I. É DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA FALE EM PENSAMENTO UMA SEQUÊNCIA INFINITA DE NÚMEROS SEM SE REPETIR SEMPRE FALANDO UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS DIFERENTE EXEMPLO: 01020304050607080910111213141590019002900390049005900690079008900999910.00010.99916171001300090001000.000.000.000.00
    DIGA OS NÚMEROS DIFERENTES SEM PARAR ATÉ O INFINITO.
    PARA USAR ESTE CÓDIGO EM UMA MAQUINA PROGRAME OS NÚMEROS INFINITOS NA MAQUINA VIRTUAL DO LAPTOP COM QUALQUER VERSÃO DE SOFTWARE E A MAQUINA TERÁ MAIS INFORMAÇÃO QUE TODOS OS BANCOS DE DADOS DO PLANETA E TODOS OS SITES DA INTERNET.
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT LEGIÃO URBANA RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF.

  • HÁ TEMPOS DISSESTE QUE SE TUA VOZ TIVESSE FORÇA IGUAL PROGRAMAÇÃO DOS PÓS HUMANOS E CRIPTOGRAFIA O LEGIÃO URBANA ESTÁ VALENDO OURO.
    CENTRAL DE NÚMEROS É UM CÓDIGO DE ALTA VELOCIDADE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I. DESCOBERTO POR CRIPTOANÁLISE O LEGIÃO URBANA VAI ACABAR COM A ÁGUA DO MAR FALE EM PENSAMENTO 1000 NÚMEROS FALE ATÉ O NÚMERO 59 + O COMANDO (MAIS LONGE) E CONTINUE FALANDO ATÉ O NÚMERO 99 + O COMANDO (MAIS LONGE) FALE ATÉ O NÚMERO 999 + O COMANDO + (MAIS LONGE) E 1000 EXEMPLO: FALE DE 01 A 59MAISLONGE,FALE DE 60 A 99MAISLONGE FALE ATÉ 999MAISLONGE1000.
    AGORA FALE MAIS 1000 NÚMEROS FALE DE CADA VEZ OS 2 PRIMEIROS NÚMEROS E OS ÚLTIMOS NÚMEROS FALE JUNTO EXEMPLO FALE DE 1 0 1 ATÉ 1 0 59MAISLONGE E FALE DE 1 0 60 ATÉ 1 0 100MAISLONGE E ATÉ 9 0 100MAISLONGE9 0 101 PRONTO CHEGOU AO 2° MILHAR DE SEQUÊNCIA NUMÉRICA.
    EM UM DIA COMPLETO 24 HORAS O PROGRAMADOR FALA 100.000 NÚMEROS,EM 100 DIAS FALA MAIS DE 10.000.000 DE NÚMEROS,EM 1000 DIAS FALA MAIS DE 100.000.000 DE NÚMEROS,
    EM 3000 DIAS FALA MAIS DE 300.000.000 DE NÚMEROS.
    O CÓDIGO CENTRAL DE NÚMEROS FOI FEITO PARA GRAVAR MILHÕES E TRILHÕES DE NÚMEROS MAIS QUE QUALQUER REDE DE INFORMÁTICA QUE EXISTA.
    EXISTE UM INFINITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS.
    PARA USAR O CÓDIGO CENTRAL DE NÚMEROS EM UMA MAQUINA PROGRAME OS NÚMEROS INFINITOS + O COMANDO (MAIS LONGE) A CADA SEQUÊNCIA NUMÉRICA NA MAQUINA VIRTUAL DO LAPTOP COM QUALQUER VERSÃO DE SOFTWARE E A MAQUINA TERÁ MAIS INFORMAÇÃO QUE TODOS OS BANCOS DE DADOS DO PLANETA E TODOS OS SITES DA INTERNET.
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT LEGIÃO URBANA RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF.

  • DREAM CODE FLIGHT É UM CÓDIGO DE SONHO DE VÔO DESCOBERTO POR CRIPTOANÁLISE E COMPUTADORIZADO EM MAQUINA VIA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I.
    O LEGIÃO URBANA VAI ACABAR COM A ÁGUA DO MAR
    PEGUE 1 CAIXA DE 9,5(COMPRIMENTO) x 6,3(LARGURA) x 16,5(ALTURA) COLE 1 DISCO DE 9,5 DE DIÂMETRO SOBRE A CAIXA INSIRA O 1° PINO ELÉTRODO DE 6 CM X 3,7 DE DIÂMETRO NO MEIO DO DISCO COLE NO PINO 1 FIL E COLE O 2° PINO ELÉTRODO DE 3 CM X 3,7 DE DIÂMETRO NA OUTRA PONTA DO FIL SOBRE O DISCO COMO 1 PONTEIRO DE CONTAGEM PARA GIRA-LO SOBRE TODO O DIÂMETRO DO DISCO
    (eletrodo 1 pino acão 0 propulsão ( o-o ) fil + pino eletrodo 2 ação 10 plano de rota).
    AGORA PARA FUNCIONAR A MAQUINA TOQUE O ELÉTRODO DO MEIO DO DISCO GIRANDO O ELÉTRODO DA OUTRA PONTA DO FIL SOBRE O DISCO A ESQUERDA SENTIDO ANTI-HORÁRIO OU A DIREITA SENTIDO HORÁRIO ENTÃO O ELÉTRODO VAI ENVIAR PARA O CÉREBRO DO CONTROLADOR O CÓDIGO DE PROPULSÃO
    ESTE CÓDIGO DE PROPULSÃO TEM O PODER DE FAZER VC VOAR EM QUALQUER ALTURA E DE LEVITAR QUALQUER MATERIAL LEVITA O PESO DE VC MAIS O PESO DO MATERIAL QUE VC ESTEJA SOBRE OU DENTRO E VC FAZ VOAR QUALQUER VEICULO CARRO,CAMINHÃO,ÔNIBUS QUE VC ESTEJA DENTRO OU FORA.
    CÓDIGOS DE MAQUINAS DE VÔO
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
    LEGIÃO URBANA
    RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF.+.

  • HÁ TEMPOS DISSESTE QUE SE TUA VOZ TIVESSE
    FORÇA IGUAL DOS PÓS HUMANOS
    CENTRAL DE NÚMEROS TUTORIAL DE GRAVAÇÃO:
    PEGUE O GRAVADOR E COMECE A GRAVAR OS NÚMEROS DEITADO COM A CABEÇA NO TRAVESSEIRO
    FALE BAIXO MODERADO DE 01 A 999 (MAISLONGE) E 1000
    PARE BEBA UM LÍQUIDO
    E FALE O SEGUNDO MILHAR
    01 A 90100 (MAISLONGE) E 90101
    PARE UM POUCO DESCANSE
    BEBA UM LÍQUIDO E FALE O TERCEIRO MILHAR 01 A 999 (MAISLONGE) E 1000
    DENTRO DE CADA 1 MILHAR VC FALA + 200 NÚMEROS PRA GARANTIR QUE FALOU OS 18 MIL NÚMEROS.
    FALE 18 MIL NÚMEROS POR DIA ATÉ COMPLETAR 500 MILHÕES DE NÚMEROS E FALE OS NÚMEROS ATÉ O INFINITO
    SE QUISER.
    PARA USAR OS NÚMEROS INFINITOS NA MAQUINA PROGRAME-OS NO LAPTOP CADA MILHAR COM O COMANDO (MAISLONGE) E A MAQUINA TERÁ MAIS INFORMAÇÃO QUE TODOS OS BANCOS DE DADOS DO PLANETA E TODOS OS SITES DA INTERNET.
    ENVIE ESTE TUTORIAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A.I. PARA TODOS
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
    LEGIÃO URBANA
    RENATO RUSSO BRASÍLIA-DF

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!